Nossa História

nossa_historia

Um novo colégio, com mais de 40 anos de tradição

A história do Colégio e Curso Aplicação está visceralmente atrelada à história de seu fundador Prof. Antônio José Zaib, emérito educador que iniciou sua labuta na área do ensino em meados da década de 40. Após obter o reconhecimento como professor, no início de sua carreira, decidiu fundar, em 1955, o Colégio Dom Oton Motta, à Av. Felipe Cardoso no. 329, em Santa Cruz, onde tivera como um de seus líderes um de seus irmãos e contara com o apoio de eméritos educadores, como o Prof. Lafayette Belfort Garcia, Prof. Francisco Gama Lima e o Bispo Dom Oton Motta, tendo sido pioneiro do ensino médio privado do bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro, transformando-se em referência de qualidade de ensino na região.

A segunda instituição de ensino, Colégio Rio da Prata, tornou-se também, sob sua direção, um grande educandário no bairro de Bangu, Rio de Janeiro, não apenas por suas instalações mas, também, pela qualidade e eficiência do ensino ministrado por primoroso quadro docente.

Já naquele tempo, o Prof. Antônio José Zaib lançara a idéia de fundar, naquela Região Administrativa, a Faculdade São José, que atenderia ampla área geográfica suburbana carioca, idéia que não chegou a se concretizar na época, porque o mesmo tivera que dedicar-se, exclusivamente, ao Colégio Realengo, por si fundado em 1969.

O Colégio Realengo foi instalado em edifício amplo e dotado de equipamentos próprios destinados a ministrar ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Profissionalizante, oferecendo aos moradores da região a mais acurada e moderna técnica de ensino. Em 10/10/1974 prosseguindo no mesmo ideal de educador, seduzido por alguns amigos e professores, o Professor Antônio José Zaib decidiu pela fundação das Faculdades São José. Posteriormente, em 1990, fundou a Creche Aldeia Mirim.

Em 2013, dando continuidade ao seu trabalho em prol da educação de qualidade no Rio de Janeiro, o Prof. Antônio José Zaib assume um antigo colégio na Vila Militar e faz uma ampla reforma, tanto estrutural quanto conceitual e acadêmica, inaugurando o seu mais novo empreendimento na sua já consagrada jornada de sucesso em prol da educação. Nasce o Colégio e Curso Aplicação.